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INTRODUÇÃO:
O Projeto da Proteção Civil inscreve-se no programa de sensibilização pública da autoridade Nacional de Proteção Civil. A importância e oportunidade de desenvolver uma estratégia comum de educação para segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, determinaram por parte das tutelas da Administração Interna e da Educação, o lançamento de um programa de intervenção. O programa de conteúdos para um clube escolar de segurança e prevenção de riscos naturais e tecnológicos propõe às escolas um conjunto de recursos informativos e formativos que contribua para a aquisição de competências específicas no quadro da protecção civil, que motive acções integradas neste domínio.


OBJECTIVOS GERAIS
1 - Desenvolver na população escolar e, através desta, na restante comunidade, uma cidadania responsável marcada por comportamentos de:
¾     Preservação do meio ambiente, da natureza e dos recursos naturais;
¾     Racionalização dos recursos energéticos;
¾     Consciencialização do impacto de más condutas ambientais (aquecimento global, cheias, poluição, etc.);
¾     Prevenção e minimização de riscos.


2 – Envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de respeito;
¾     Pela natureza;
¾     Pelo meio ambiente;
¾     Pela segurança.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Sensibilizar os alunos para a:
¾     Necessidade premente da preservação do meio ambiente;
¾     Urgência na racionalização dos recursos naturais;
¾     Proteção civil;

Adquirir hábitos:
¾     Saudáveis no seu comportamento com Natureza e com o Meio ambiente;
¾     De gastos regrados e conscientes dos recursos naturais – energia incluída.
¾     De segurança.

Saber identificar:
¾     Formas correctas de actuação e de procedimentos;
¾     Riscos naturais e tecnológicos.

Desenvolver competências no âmbito:
- Da cidadania
- Da protecção civil

Conhecer os protagonistas e intervenientes nas diferentes acções.
Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de contingência e/ou emergência.

A Escola, para além de um espaço dinâmico de transmissão de saberes, constitui factor de integração na sociedade e vector de formação do futuro cidadão, interveniente e responsável. Deste modo, a preparação do aluno para a vida activa e para o exercício da cidadania, emerge nos currículos escolares, com crescente importância, um conjunto de competências em diversas áreas, onde inclui a Segurança e a Protecção Civil.
É neste contexto que se inscreve a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, ao desenvolver competências no âmbito da prevenção e autoprotecção. Competências que contribuam para a adoção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados face a catástrofes que as populações possam vir a enfrentar.
Assim, considera-se que a existência do Clube da Protecção Civil contribui para a alteração de comportamentos, atitudes e desenvolve uma cultura de segurança.

A Professora
Júlia Brandão Coelho

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